Data: 13/11/2023 Tempo: 01min de leitura Categoria: Politicas Públicas Visualizações: 64 visualizações
Por: Ministério do Turismo

Para estreitar ainda mais a parceria com o Congresso Nacional, o Ministério do Turismo lançou, nesta terça-feira (07.11), a nova versão da Cartilha Parlamentar, que orienta as emendas para 2024 e é um importante instrumento de gestão pública, reunindo orientações para incentivar a construção coletiva de projetos para impulsionar a atividade turística em todo o Brasil.

Acesse aqui a nova Cartilha.

Reafirmando a importância da participação dos deputados e senadores na construção de um setor ainda mais forte e robusto, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou a importância do olhar dos congressistas. “Os parlamentares trazem as experiências de suas localidades e podem transformar isso em políticas públicas, ajudando seus estados a adotarem atividades que elevem o turismo como área estratégica para o desenvolvimento de sua região”, destacou.

A Cartilha apresenta exemplos dos objetos possíveis e os critérios para que as emendas, voltadas ao desenvolvimento turístico no país, sejam otimizadas, ajudando assim, a fomentar mais empregos e renda para a população por meio do turismo.

Dentro desse escopo de atividades, a partir de janeiro de 2024, o Ministério do Turismo viabilizará a celebração de convênios, com órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, nos valores mínimos de R$ 400 mil, para execução de obras e de R$ 200 mil para outras ações.

São diversas oportunidades, desde o apoio a projetos de infraestrutura, promoção de eventos geradores de fluxos turísticos, o desenvolvimento e comercialização de produtos e experiências turísticas, o desenvolvimento sustentável do turismo, até a qualificação e a formalização de prestadores de serviços.

A nova versão, traz ainda, fotos com exemplos de investimentos que podem ser objeto de emendas parlamentares, o que ajuda a ilustrar para os congressistas, como melhor aplicar os recursos públicos no avanço do turismo em suas regiões. Além disso, o documento detalha as áreas responsáveis dentro do MTur, por cada seguimento turístico.

SERVIÇO – Ficou com dúvidas?

Entre em contato com a Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do MTur pelo telefone (61) 2023-7020 ou pelo email: aspar@turismo.gov.br 

Também pode
te interessar:

Setor de Bares e Restaurantes se aproxima da normalidade pré-pandemia
Data: 06/11/2023 Tempo: 01min Categoria: Atualidade

Setor de Bares e Restaurantes se aproxima da normalidade pré-pandemia

Dados da PNAD Contínua, divulgados nesta terça-feira (31), pelo IBGE, indicam que atualmente 5,53 milhões de pessoas trabalham no setor de alojamento e alimentação

Ministério do Meio Ambiente abre edital para seleção de propostas para aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo
Data: 23/10/2023 Tempo: 01min Categoria: Politicas Públicas

Ministério do Meio Ambiente abre edital para seleção de propostas para aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio da Secretaria Nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, lançou um chamamento público, publicado

Sesc SC promove capacitação gratuita para Guias de Turismo
Data: 18/10/2023 Tempo: 01min Categoria: Institucional

Sesc SC promove capacitação gratuita para Guias de Turismo

O Sesc SC oferece uma oportunidade aos Guias de Turismo que queiram conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela instituição e trabalhar com o nosso Turismo Social. Nos