Papanduva nasceu à beira de um caminho. Sua origem se confunde com a história da estrada, Caminho das Tropas, usada pelos tropeiros para conduzir o gado de Viamão- RS a Sorocaba- SP.

Papanduva é um nome indígena, derivado do nome do capim papuã. O tropeirismo foi a atividade que propiciou a formação de povoados e seu posterior desenvolvimento. Eram as conhecidas pousadas, que com o tempo se transformavam em pequenos centros de comércio. Assim nasceu um singelo povoado, hoje a acolhedora cidade de Papanduva.

Somada à população cabocla mais antiga do povoado, chegaram a Papanduva imigrantes alemães ainda na primeira metade do Século XIX e poloneses a partir do início do século XX. Já na segunda década, os ucranianos, e mais tarde (depois de 1940), japoneses e descendentes de italianos.

Papanduva é rico em belezas naturais onde os visitantes podem contemplar e viver grandes aventuras em cachoeiras, grutas e mata nativa. Terrenos acidentados proporcionam muita adrenalina para os apaixonados por trilhas de jeep e moto.

O município propicia ainda outras atividades de lazer. Devido a sua altitude e com temperaturas variando entre 18º a -3º C, no inverno é possível contemplar os campos cobertos pela geada. Um espetáculo fascinante e inesquecível.