Corupá, conhecida como a capital catarinense da banana, plantas ornamentais e orquídeas, está localizada entre São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, a 70km de Joinville e 206km de Florianópolis.

Por estar localizada em uma região montanhosa, o cultivo na banana se mescla a vegetal de mata atlântica, cercada de rios e cachoeiras.

Se você for à Corupá, não pode deixar de visitar o Seminário, com arquitetura expressionista em tijolos, originária do norte da Alemanha, encanta pela beleza e suntuosidade.

A gastronomia da cidade recebeu forte influência alemã, o que é fácil de identificar nos seus cafés coloniais e restaurantes típicos, com destaque para o Strudel de queijinho, como os habitantes locais o chamam.

No centro da cidade há açougues que respeitam as tradições germânicas na produção de embutidos, e panificadoras que preparam a famosa cuca alemã, conhecida como Platen Kuchen,

Devido ao clima e ao relevo específico da região, a banana produzida em Corupá possui maior doçura, conferindo sabor diferenciado aos doces produzidos com este ingrediente. Esta característica especial, levou as autoridades locais a buscarem a certificação de denominação de origem controlada da banana de Corupá, valorizando assim os produtores locais e colocando a banana em posição de destaque no mercado nacional.