Localizada na inserção da bacia hidrográfica do rio Uruguai, Chapecó, ostenta títulos como Capital do Oeste e da Agroindústria.

Sede de grandes empresas como a Cooperativa Aurora Alimentos e uma unidade da Brasil Foods, exporta e distribui o produto alimentício símbolo do Natal: o Peru.

São preservados em sua gastronomia, costumes do estado com quem faz divisa – Rio Grande do Sul, e a descendência italiana e alemã, que se traduz em seus pratos.

Churrascos de carne bovina e suína, massas artesanais, sopa de capeleti, polenta brustolada (grelhada), salame na chapa, radicchio com bacon, fazem parte da alimentação costumeira dos chapecoenses.

E a cultura alemã se faz presente na Oktoberfest, onde salsichas brancas e vermelhas, chucrute, marreco com repolho roxo e uma grande variedade de chopps claros, escuros, de vinho e trigo, podem ser degustados pelos visitantes.

É também considerada a Capital Latino-Americana de Produção de Aves e em seus eventos e festividades os galetos no espeto com sálvia e toucinho e as coxas de peru recheadas, demonstram aos participantes, sua gastronomia rica, que privilegia o uso de seus produtos regionais e não esquece de suas tradições.