Três Barras é conhecida pela diversidade étnica, cultural e turística. A riqueza de seu Patrimônio Histórico e Cultural faz da cidade uma referência para pesquisadores, cineastas e historiadores de todo o País. A cidade encanta pelas belezas naturais e pelo modo simples e hospitaleiro do seu povo.

Sua origem se deu através do povo caboclo, portugueses, poloneses, ucranianos, libaneses e com a Instalação da Southern Brazil Lumber and Colonization Company instalada em 1909, a qual deixou um rico acervo Histórico com prédios antigos que hoje abriga o Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), parte dos livros de registros da Companhia encontram-se no Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras.

A cultura do município está ligada intimamente à formação de sua gente, revelando usos e costumes, folclore tradicional, história e atividades locais. Um povo tranquilo que manifesta sua alegria através da música, da dança, das artes plásticas, do artesanato e do lazer.

A Expo folclore é um evento que surgiu da importância em se preservar a identidade cultural por meio do estudo da temática do folclore brasileiro, citando sua gastronomia, festas populares, artesanato, arte, medicina, tipos característicos, religiosidade, lendas, mitos, danças, brinquedos, brincadeiras e superstições.

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, são várias trilhas ecológicas e hospedagem aconchegante no Meio Rural Familiar com culinária rica em sabores coloniais que podem ser encontrados em Três Barras.