Porto União nasceu em 1917 com o fim da Guerra do Contestado, conflito que trazia em seu contexto a disputa territorial entre os dois estados.

As paisagens são repletas de rios, cachoeiras, vegetação e fauna silvestre, o que faz do município um ótimo destino de ecoturismo. Pequenas comunidades colonizadas por alemães, italianos, ucranianos, poloneses e suíços, lembram em seu conjunto localidades europeias.

O território que foi dividido pelo Rio Iguaçu e pelos trilhos da Estrada de Ferro, é conhecido como “Gêmeas do Iguaçu”, composto pelas cidades de Porto União e União da Vitória. Através de um City Tour disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura é possível descobrir como é essa divisão.

Porto União possui edificações históricas do início do século XX, além do Complexo Turístico Morro da Cruz, que oferece uma vista panorâmica de toda a cidade. O Parque Monge João Maria com sua paleotocas e o Pocinho do Monge abençoado por João Maria, a Estação Ferroviária União que fica sobre a divisa dos dois estados, o Castelinho, a Ponte Ferroviária Machado da Costa e os marcos divisórios entre os dois estados. Aprecie a exuberante vista do Mirante Arno Dickel e o local da passagem das tropas pelo vau do Rio Iguaçu onde a cidade teve início.

O município de Porto União também tem a Rota do Lambari, um complexo de pousadas onde a principal atração é a pesca com caniço e a gastronomia baseada em peixes. Possui também mais de 100 cachoeiras,

Eventos tradicionais como a Festa da Fogueira de São Pedro e São Paulo, a Bergbauernfest – Festa do Colono da Montanha, do Xixo, a Festa do Peixe e a Festa Nacional do Steinhaeger – a cidade é considerada a Capital Catarinense do Steinhaeger, levam as pessoas as ruas para apreciarem a farta gastronomia, com as músicas e danças típicas dos grupos folclóricos representes das variadas etnias que compõem a população.