O município de Dionísio Cerqueira faz fronteira nacional com a cidade de Barracão no Paraná, aliás, o primeiro nome de Dionísio Cerqueira, e fronteira internacional com a cidade de Bernardo Irigoyen na Argentina. Por esse motivo, tornou-se trajeto obrigatório de produtos do Mercosul.

Local de relevância política, cultural e religiosa, onde podem ser encontradas as imagens de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) e da Virgem de Luján (Padroeira da Argentina) – cada uma voltada em direção ao seu país de origem. Brasileiros e argentinos de toda a região participam das missas que são realizadas no local todas as sextas-feiras. A poucos metros localiza-se o Memorial da Fronteira.

Uma variedade de quedas, inúmeras cachoeiras e piscinas naturais compõem o cenário da região. O Cânion do Assentamento, atrai amantes de esportes radicais como o water trekking e o rapel. Localizado no Assentamento Conquista da Fronteira, possui trilha ecológica com quatro cachoeiras, sendo a última delas com 62 m de altura, uma das mais altas da região.

Destacam-se também a Cachoeira do Rio Puçá e a Cachoeira do Toldo, que presenteia seus visitantes com quatro quedas d’água e locais tranquilos para banho. A Cachoeira do Toldo está localizada a 8 km (em estrada de chão) do centro da cidade, e oferece além das belezas naturais, área com churrasqueira, açudes e camping.

Dionísio Cerqueira possui um aeroporto municipal e conta com uma boa infraestrutura hoteleira, são mais de 100 leitos de hospedagem. Oferece, ainda, diversas opções de restaurantes e café colonial.