Com uma população formada por diferentes etnias, culturas e crenças, uma economia baseada na agricultura, na indústria e no comércio, e um corredor para quedas de águas, lagos e campings, o município de Ipuaçu se destaca pela diversidade. Um convite para quem busca conhecimento, lazer, negócios e aventura.

A história do município iniciou ainda por volta de 1950, com a vinda dos primeiros colonizadores. Porém, o local já era habitado por indígenas das tribos Kaingangs e Guaranis, etnias que habitavam a região desde o século XVI e que por aqui ainda sobrevivem.

As primeiras movimentações econômicas foram por meio das madeireiras, que atraíram comerciantes e pessoas em buscas de novas oportunidades. Com isso, em 1958 a pequena comunidade foi elevada para distrito de Abelardo Luz e em 1992 se tornando um município independente e prospero.

Ipuaçu, é de origem tupi-guarani e tem como significado “lajeado grande” ou “fonte grande”. Nome também dado ao rio que corta o município de norte a sul. Ipuaçu é formada por um povo acolhedor, fraterno e corajoso, com uma história marcante e de bravura.