O município de Meleiro recebeu este nome devido à grande quantidade de mel de abelha na região. O começo de sua colonização ocorreu por volta do início do século XX, quando os imigrantes italianos chegaram ao local que inicialmente fazia parte de Araranguá.

Meleiro é marcada pela excelente hospitalidade, onde seus moradores preservam a cultura italiana principalmente através do dialeto da região Norte da Itália e da gastronomia típica, como a polenta com galinha, o macarrão e o pão caseiro.

Inaugurada em 5 de setembro de 2013, a Casa da Cultura de Meleiro ilustra a história dos primeiros moradores. Além de receber visitas, o espaço também serve de local para realização de cursos de capacitação profissional e criação de peças piloto para os clubes de mães do município.

O Alambique do Carlinhos produz a cachaça e derivados da cana de açúcar, como o melado, o local recebe visitantes e faz venda dos produtos. O alambique fica situado aos fundos da residência do proprietário, podendo ser visitado diariamente no horário comercial.

Orquidário JM é um espaço com decorações rústicas onde se encontra mais de 350 espécies de orquídeas, no mesmo ambiente podemos adquirir informações de como cuidar da adubação, irrigação e poda das plantas. Também conta com uma área para eventos com capacidade para mais de 100 pessoas.

Os principais eventos do município de Meleiro são a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Glória (agosto), Carnaval de Inverno (junho), Baile do Chope e Festival de Dança (novembro).