Campos Novos é considerado o “Celeiro Catarinense¨, maior produtor de cereais do Estado.

A cultura do município é diversificada devido a sua colonização, os portugueses e alemães exercem forte influência na arquitetura, já os italianos, deixaram como herança a religiosidade, uma característica presente no povo local, manifestada na Romaria de Nossa Senhora Aparecida.

A Romaria de Nossa Senhora Aparecida se tornou um grande evento religioso, reunindo milhares de peregrinos e devotos da Padroeira do Brasil. Atualmente reúne mais de 70 mil fiéis, que participam da missa que antecede a romaria, e em seguida caminham por aproximadamente 4 km, até chegar ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

O Parque Estadual Rio Canoas (PAERC) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que possui área total de 1.133 hectares e foi criado visando a proteção e preservação de uma amostra de Floresta Ombrófila Mista, ecossistema florestal ameaçado de extinção em função das atividades antrópicas, o que torna sua preservação indispensável.

Além de três trilhas ecológicas, o Parque Estadual Rio Canoas possui infraestrutura composta por centro de visitantes, com sala de ambientação e auditório, bem como um quiosque com espaço para piqueniques, almoço e lanches, proporcionando lazer e conforto a todos os visitantes, além de muito aprendizado, diversão e contato com a natureza.

Campos Novos é privilegiada com fontes de águas termais sulfurosas que jorram a uma temperatura média de 33º C, no distrito de Barra do Leão, distante 50 Km do centro da cidade. Localizada em uma comunidade rural privilegiada com um cenário natural que favorece atividades ligadas à natureza. O local oferece infraestrutura com camping, restaurante, piscinas cobertas com as águas termais, banheiros, vestiários, recebendo visitantes o ano inteiro.

A gastronomia típica do município de Campos Novos está atrelada aos tropeiros, conservando o arroz carreteiro, o charque, o revirado de feijão, o churrasco, o chimarrão e o camargo. A comida italiana também se destaca, como as massas, a polenta, o gosto pelas carnes de aves e saladas, além do acompanhamento de vinhos finos de altitude, o qual complementa a gastronomia local.

No artesanato local, se destaca o bordado, o crochê, a “bróia”, pintura em tecido, a confecção de ponchos, blusas, cobertores e acolchoados, produzidas com lã de carneiro, bastante úteis nas noites de inverno. Ainda são usadas palhas de milho, trigo, o capim chamado barba-de-bode para confecção de chapéus e cestas, a taquara é partida e em seguida trançada para se fazer cestos e balaios. Campos Novos preserva suas tradições, e oferece carisma e hospitalidade para quem os visita.