O município de Alfredo Wagner está localizado numa área de transição entre o litoral e o planalto catarinense, onde se destaca na geografia local, com os relevos da Serra Geral, Serra da Boa Vista e Serra dos Faxinais.

Alfredo Wagner é um município predominantemente agrícola. É no ambiente rural que está concentrada a maior parte da população do município, e onde se desenvolve o cultivo da cebola, base da economia local.

O pinheiro gigante é um dos atrativos do município. Para conhecer o pinheiro gigante de Alfredo Wagner, o turista deverá ir até os Soldados do Sebold (comunidade de Santo Anjo) e subir pela margem direita do pequeno riacho.

No caminho é possível encontrar diversas espécies de bromélias e, durante o inverno, também pinhões. Desse ponto já se começam a ver imensas árvores, de várias espécies. Logo depois da primeira subida ainda se anda mais um pouco pelo pasto e, só cerca de meio quilometro à frente, é que se entra na mata. Todo o caminho é de contemplação!

De cima do morro pode-se ter uma vista incrível dos Soldados, da Serra da Boa Vista em Rancho Queimado, dos montes que compõem o Campo dos Padres e da mata de araucárias que ainda existe naquela área. É incrível ver como a natureza é exuberante e não há como não se admirar com as sutilezas que podem ser encontradas pelo caminho, como, por exemplo, um pequeno pinheiro, nascendo a partir de um pinhão deixado, provavelmente, por algum pássaro em cima de um samambaiaçú.

Depois de mais de uma hora de caminhada chega-se ao pinheiro e se vive um momento mágico. Não tem como não pensar há quantos anos aquela imensa árvore está ali, naquele mesmo lugar. Dias de sol, chuva, neve, tempestades, brisas de verão, a grande árvore foi testemunha do desmatamento que aquela região sofreu há algumas décadas e sobreviveu, para continuar encantando a todos, atraindo pessoas que tem como único intuito admirar sua beleza.

A Gruta do Poço Certo é outra das atrações naturais da região de Alfredo. Chega-se lá por uma pequena trilha andando por uma fenda formada no paredão da rocha. No fim do caminho está uma cachoeira de 42 metros de altura. O local era um antigo cemitério indígena, mas uma pequena gruta foi instalada para que os moradores da região pudessem rezar, já que as capelas ficam longe. O barulho da cachoeira é muito agradável e é possível ver bugios pelas árvores. A cachoeira é também um local perfeito para fazer descidas de rapel.