Grão-Pará possui uma conexão muito forte com a história imperial. As terras do município foram presente de casamento de D. Pedro II para sua filha Princesa Isabel e o Conde D’ Eu, a Colônia Grão-Pará. Antes, essas mesmas terras eram habitadas pelos índios botocudos, chamados de “bugres” pelos colonos da época.

O contraste entre Serra e Litoral é o grande atrativo de Grão-Pará, em cujo território está situada a Estrada da Serra do Corvo Branco, que possui alguns dos visuais mais privilegiados de Santa Catarina.

Estima-se que há cerca de 105 cachoeiras com mais de 5 metros de altura distribuídas nas propriedades dos Grãoparaenses. Grão-Pará oferece, ainda, ao visitante belas paisagens, estabelecimentos turísticos, produtos artesanais e a simpatia de um povo acolhedor. Há alguns anos, o município vem fortificando a marca Colônia Grão-Pará como identidade geográfica.

Patrimônio Natural do Município de Grão-Pará, o Parque Estadual da Serra Furada é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Situado no sudeste do estado de Santa Catarina, ocupa parte do território dos municípios de Orleans e Grão-Pará. Dentro dos limites de Grão-Pará pode-se encontrar o furo da Serra Furada, uma fenda de, aproximadamente, 45m de altura e 8m de largura.

O turismo no município de Grão-Pará se dá principalmente em torno de suas belezas naturais como serras, rios e cachoeiras, mas também conta com o turismo rural, gastronômico, ecoturismo, turismo de aventura, há também a tradicional festa de São João Batista e a rica história Imperial do município, presente de uma Princesa.