A origem do nome Catanduvas se deve a um mato rasteiro ou campo cerrado que havia na região quando a cidade foi fundada. Os moradores mais antigos contam que essa vegetação era abundante e que com a passagem das tropas por aqui, a localidade começou a ser chamada de Catanduvas devido a esse vegetal.

A região foi uma das últimas áreas a receber os imigrantes, hoje denominados como desbravadores ou pioneiros. Os caboclos que até então compunham a população do Oeste, a maioria pobres, apossavam-se das terras e iam desbravando os sertões. Somente por volta de 1916, quando cessou a Guerra do Contestado, é que iniciou a colonização com a vinda de um contingente populacional composto principalmente por imigrantes italianos, alemães e, em menor escala de poloneses, oriundos das antigas colônias do estado do Rio Grande do Sul.

O município é grande produtor de erva-mate, motivo pelo qual detém o título de Capital Catarinense do Chimarrão. A Festa do Chimarrão é um evento que reúne grande público nos seus três dias de festa sendo considerado o maior dos eventos do município, realizada de dois em dois anos, reunindo a cada edição milhares de visitantes.

O “Marco do Chimarrão” inaugurado na realização 1ª Festa do Chimarrão do Município, reflete a importância do cultivo da erva-mate na economia e do chimarrão na cultura de Catanduvas e região.