Um lugar hospitaleiro, tranquilo e junto a natureza, Abelardo Luz é um dos polos turísticos da região Oeste de Santa Catarina, com belezas naturais incomparáveis que encantam os visitantes.

As águas do Rio Chapecó, que cortam suas terras, formam o principal cartão postal deste simpático município de quase 18 mil habitantes.

Colonizado por imigrantes gaúchos, paranaenses a paulistas, em sua maioria descendentes de italianos, alemães e caboclos, que junto com povos indígenas, formam um rico e diversificado mosaico de culturas e etnias, demonstrado pela simpatia e acolhida de seus moradores.

O principal atrativo de Abelardo Luz, é o Complexo das Quedas, formado por um conjunto de sete quedas d’água no Rio Chapecó e outras três quedas no Rio das Éguas. Oferece cinco cabanas, piscina com tobogã, churrasqueira, trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague, observatório de pássaros, paredões de pedras esculturais, três ilhas e um bosque onde está o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Ainda no Parque, atrás do véu branco das águas, fica a Gruta Caracol, conhecida por ter abrigado mais de 100 homens durante a Revolução Federalista (1893-1895).

Além de seu grande potencial para o turismo, sua economia baseada, principalmente no agronegócio, é orgulho dos seus moradores. O município figura-se entre os maiores produtores de grãos do estado, com destaque para a produção de soja, milho, trigo e feijão, além de possuir um grande rebanho de gado de corte e leite.

É nestas terras férteis que se produz uma das melhores sementes de soja do Brasil, com alta qualidade e índice de germinação. Por esse motivo recebeu o título oficial de Capital Nacional da Semente de Soja.