Por iniciativa do Governo Federal, Anitápolis foi fundada para acolher imigrantes europeus em 1906. Foi palco do fato histórico conhecido como “Combate da Garganta”, última batalha da Revolução de 1930 em território catarinense, que se deu na única estrada que ligava o sul do Brasil com a capital catarinense, a chamada Estrada da Garganta.

A pequena cidade de Anitápolis é o destino certo para quem quer descansar. O município de colonização ítalo-germânica integra o projeto Acolhida na Colônia, que oferece hospedagem em propriedades rurais.

Anitápolis é uma cidade conhecida como “Paraíso de Rios e Cascatas” pela exuberância dos seus recursos hídricos e naturais. Com uma economia baseada na produção agrícola, também oferece outros atrativos como o local do “Combate da Garganta”, a antiga usina hidrelétrica construída em 1910 para fornecer energia elétrica para o município e várias festas, com destaque para a Festa do Padroeiro São, a Festa Evangélica, a Festa Julina e a festa do Colono.

A geografia montanhosa do município atrai também quem busca aventura, praticando rapel, montanhismo e trekking. Há ainda grutas religiosas que podem ser visitadas pelos adeptos do turismo religioso.