Em 1923 algumas famílias de agricultores de origem italiana tomaram o rumo da região Meio Oeste Catarinense, vindos principalmente de Treviso, distrito de Urussanga, no Sul do Estado de Santa Catarina.

Para os primeiros a chegar, tudo era difícil, o lugar praticamente inabitado tinha o nome de Encruzilhada, por que ali cruzavam dois caminhos utilizados como trilhas pelos tropeiros. O nome Arroio Trinta veio depois.

A origem deste nome é curiosa: “Arroio” significa rio pequeno, riacho. No início da colonização, o alimento básico dos colonos era a Polenta e a moagem do milho mais próxima ficava há 18Km, na comunidade de Bom Sucesso. O percurso era feito a pé ou a cavalo, e por este percurso ser cheio de curvas, cruzavam um pequeno arroio por trinta vezes, arroio este que corta o centro da cidade e deságua no Rio São Bento. Por esse motivo levou o nome de Arroio Trinta.

Com 3.500 habitantes, o município inclui o idioma italiano na sua rede escolar e é conhecido pela preservação da Cultura Italiana, sendo reconhecido como “Capital Catarinense da Cultura Italiana”.

O portal de acesso principal da cidade tem sua arquitetura baseada na Ponte de Rialto, de Veneza, na Itália. Nas proximidades do portal se encontra a sede da Associação dos Motoristas de Arroio Trinta (ASMOART), local de caminhadas, trilhas, gruta e lago. No mês de dezembro, com direito a carreata e buzinaço, a cidade realiza a tradicional Festa dos Motoristas.

Suas três grutas são locais de peregrinação de fiéis, assim como a Igreja Nossa Senhora dos Campos. No mês de julho acontece o ponto máximo da cultura italiana com a Festività All’italiana, com eventos de beleza, gastronomia, aventura e esporte que sempre conta com a identidade de cultura italiana.