De origem europeia, com colonização feita por italianos e alemães, Peritiba se destaca pelos fortes traços da colonização germânica tanto na arquitetura quanto nos costumes.

Peritiba, que em tupy-guarani quer dizer “Terra das Palmeiras”, recebeu este nome na década de 50, pela abundância desta vegetação. A localidade já foi denominada Arroio dos Veados, posteriormente, Alto Veado. O nome foi oriundo do grande número destes animais que eram encontrados naquelas terras na época da colonização. Em 1961 passou a se denominar Distrito, pertencente até então a Piratuba.

Corredor viário do Alto Uruguai Catarinense, o município se destaca na região como uma terra que mantém viva as culturas dos colonizadores. Destaque para a religiosidade local e festas, como o Kerbfest, com desfile nas ruas, danças folclóricas, jantar típico e baile.

O Kerbfest é um evento de manifestação cultural trazido pelos colonizadores gaúchos de origem alemã. E o seu significado para uns é o de festa, confraternização entre famílias, para outros é o de comemoração do dia do padroeiro, e para outros ainda, é o de aniversário da inauguração da igreja.

Como toda festa exige preparação, a do Kerbfest também se caracteriza pelos preparativos. No âmbito familiar, para receber visitas, faz-se uma faxina nas casas, as ruas se enfeitam, são abatidos animais e aves e preparados uma grande quantidade de cucas, tortas e bolachas confeitadas.

No âmbito comunitário as responsabilidades ficam a cargo da diretoria do Conselho Paroquial Comunitário, a diretoria se encarrega dos preparativos para os bailes do Kerbfest, a limpeza e o enfeite da igreja e do salão paroquial.

Com o início do Kerbfest a cidade desperta ao som do sino e foguetório, e logo cedo, os fiéis já se dirigem para a frente da Igreja enquanto aguardam o início da missa e após uma bandinha composta de músicos já os aguardam para dar início aos festejos.

Atualmente, o baile é realizado no salão paroquial, que é todo decorado com o tema da festa e no centro são penduradas as bonecas do Kerbfest. À meia-noite começa o leilão das bonecas, que é o atrativo da festa, quando a rainha do Kerbfest é arrematada por um grupo ou por uma pessoa, um casal se dirige ao centro do salão onde a boneca se encontra e a arrancam.

Nas festividades do Kerbfest em Peritiba, há uma grande participação da comunidade, da Igreja e da Prefeitura Municipal. Sente-se também em todas as pessoas, o espírito do Kerbfest nos cumprimentos de Bom Kerbfest, que dirigem uns aos outros, na fartura de alimentos, nas casas, na alegria de receber visitas. Estas tradições mantem suas características originais, ou seja, a herança trazida pela colonização alemã a partir do Rio Grande do Sul.