Colonizada em 1876, Ascurra leva este nome por desejo de Dr. Blumenau, em vitória conquistada em terras paraguaias no ano de 1869, onde existia em monte íngreme denominado Ascurra.

Colonizada por italianos em 1876, é considerada a cidade mais simpática do Vale Europeu. Possui forte presença europeia, marcada por um povo acolhedor e que preserva suas raízes. A cultura, tradição e alegria do seu povo, podem ser vistos estampados em cada rosto.

Aproveitando as características naturais, Ascurra oferece turismo de aventura, gastronômico, rural, religioso, cultural e de compras.

Natureza é o que não falta. O morro do 80 é uma linda estrada que leva a Serra da Leoa e também faz ligação com o município de Rodeio e Benedito Novo. O caminho é todo de vegetação nativa com belas cachoeiras, e ainda abriga uma igreja centenária. Lugar de natureza encantadora e ideal para aos amantes de aventuras.

Com mais de 900 metros de altitude, a Serra da Leoa é uma propriedade no topo de uma montanha repleta de belezas naturais localizada às margens das cidades de Ascurra e Rodeio. Lá você encontrará cachoeiras, riachos, lagoas, trilhas ecológicas para a prática de cicloturismo, caminhadas, mountain bike, trekking, rampa de asa-delta (quadrante leste), vista panorâmica do Vale Europeu e natureza exuberante.

Na Serra da Leoa está a famosa Cruz de Pedra, que leva este nome porque na junção das montanhas se forma um canyon e dele resulta o formato de uma cruz. É uma fenda geológica na Serra da Leoa, e seu acesso se dá pelo morro do 80. É importante lembrar que este tipo trilha é indicado para pessoas que tenham um preparo físico para este tipo de aventura, e além disso, acompanhado de um guia conhecedor da região.

A cidade ainda integra os Circuitos e Roteiros do Vale Europeu, sendo o Circuito de Cicloturismo um dos mais procurados. Ascurra e o seu jeitinho especial de acolher os visitantes, faz jus ao nome de cidade mais simpática do Vale Europeu.