Timbó Grande é uma pequena cidade do interior, inicialmente ocupada pelas famílias Alves e Almeida, mas já habitada por indígenas dos grupos Kaigang, conhecidos como Coroados, e os Xokleng, conhecidos como Bugres e Botocudos.

A formação étnica de Timbó Grande se caracteriza de uma mistura muito rica e variada, são italianos, alemães, ucranianos e poloneses, oriundos do processo colonial que ocorreu no estado, além dos indígenas, originando-se assim dessa mistura o povo caboclo, característico no município nos dias de hoje.

Há poucos registros sobre a história de Timbó Grande, sendo que os fatos mais importantes e que marcaram a vida dos timbograndenses estão associados aos combates na Guerra do Contestado (1912-1916).

Nos últimos anos está acontecendo um considerável interesse em contar a história da Guerra do Contestado, muitos autores amantes da história catarinense buscam conhecer melhor os atores desse conflito, juntando resquícios de memórias que descrevem nossa história, Timbó Grande, por ter sido palco desse conflito, sendo o último reduto da guerra, tem forte participação, pois traz nos seus remanescentes memórias e traços caboclos.

Em cada canto do município se tem relatos que contribuem para contar a história, por ser uma cidade de interior o povo conserva as conversas, os encontros para um chimarrão para relatar aos mais novos esses fatos que marcaram a vida de muitos dos antepassados.

Timbó Grande é rico em belezas naturais e belas paisagens. Não deixe de visitar e conhecer as lindas cachoeiras que estão espalhadas pelo município entre elas a que mais se destaca é na Localidade do Boi Preto.