Jacinto Machado está instalado na planície costeira, quase ao pé da Serra Geral. Os passeios para o interior do município reservam surpresas, são trilhas seculares que eram percorridas pelos tropeiros, contadas por antigas lendas e cercadas pelas belas paisagens dos Aparados da Serra.

O Parque Nacional da Serra Geral guarda o principal patrimônio turístico de Jacinto Machado, os Cânions. O Fortaleza, na comunidade de Tigre Preto, faz o visitante se sentir minúsculo diante da imponência de suas paredes.

Outra comunidade que oferece muitos atrativos é a localidade de Engenho Velho, a visita às cachoeiras é complementada pelo café-com-mistura, típico das colônias italianas, além da exuberância do Morro do Carasal.

No centro, o Museu Histórico Municipal destaca as peças antigas usados por índios e colonizadores. Nos arredores da cidade, encontram-se montanhas areníticas com esculturas naturais e paredões que encantam a todos que percorrem as trilhas.

Entre os encantos do turismo rural de Jacinto Machado, destacam-se as exuberantes cachoeiras espalhadas pelo interior do município, entre elas a Cachoeira Anna Schiratta, Cachoeira da Gávea ou dos Paulinos, Cachoeira do Burin, Cachoeira do Arco Íris, Cachoeira da Gruta, Cachoeira do Zelindo e Cachoeira do Morro da Antena.

Entre os Cânios, destacam-se Cambajuva, Cânion Fortaleza e o Cânion da Pedra. Também como atrativos turísticos o Morro da Moça, Morro Itaimbé, Morro Testa do Macaco e as atividades de rappel, trilhas e as paleotocas (abrigo subterrâneo escavado por mamíferos da megafauna, ou animais gigantes (paleo-vertebrados), extintos e que viveram na era pré-histórica, como a preguiça e o tatu gigantes.

Jacinto Machado tem muito a oferecer em opções para quem busca belezas naturais, descanso e aventura.