Bombinhas é conhecida por sua extensa área de preservação. Suas belas praias possuem águas transparentes e opções para quem procura por ondas para surfar ou somente um mar calmo para relaxar. Além disso, Bombinhas é considerada a Capital do Mergulho Ecológico.

Um dos maiores atrativos da cidade é o fato de que 75% de sua área é de preservação permanente. A Ilha do Arvoredo faz parte da Reserva Marinha Biológica do Arvoredo, que busca conservar a fauna e a flora do lugar. Por isso, o acesso à ilha é controlado pelo Ibama com um número limitado de pessoas por dia que podem mergulhar em suas águas.

Suas águas transparentes, oferecem até 25 metros de visibilidade. É uma experiência única, para nadar com variadas espécies de peixes. Uma forma mais simples e econômica de conhecer a vida marinha é optar por um tour snorkeling. Não é necessário curso ou certificado. A atividade, também conhecida como mergulho livre, está em franco desenvolvimento no Brasil e no mundo. Trata-se do mergulho usando apenas máscara, nadadeira e um canudo, o snorkel, que permite ao praticante respirar com a cabeça dentro da água.

Para quem não mergulha e prefere ficar em terra e passar um dia em contato com a natureza, não deixe de visitar o Mirante eco 360º. A sugestão é começar o passeio cedo, para aproveitar bem o dia. Na base do morro, é possível conhecer mais sobre a fauna do lugar no pequeno museu ali localizado. Outra atração é a tirolesa especial para crianças. A subida é por trilha, mas a recompensa é uma deslumbrante vista panorâmica de todo o município. Dependendo do dia, é possível ver até uma parte da ilha de Florianópolis.

Para quem gosta de conhecer mais sobre a vida marinha da região que visita, o museu de biologia marinha apresenta a maior coleção em exposição do estado. O ambiente é uma boa opção para levar a família, além de tranquilo, oferece ricas informações sobre a natureza local.