Imigrantes alemães vindos de Blumenau e redondezas chegaram à região trilhando caminhos próximos ao Rio Itajaí-Açu entre os anos 1920 e 1921, inicialmente montados em animais e mais tarde em carroças, prontos a povoarem novas terras.

Como a região era evidenciada pelo grande número de antas, os imigrantes associavam as trombas desses animais aos leitos dos rios, que por sua vez originavam enormes trombas. A partir disso, surgiu a ideia de nomear a região com base na natureza, surgindo o nome Braço do Trombudo.

A cidade possui belas cachoeiras, dentre as quais se destaca a mais conhecida e visitada, a cachoeira das Aguas Sulfurosas, onde inclusive muito próximo, se encontra uma fonte de água sulfurosa.

Cachoeira das Águas Sulfurosas

A Cachoeira das Águas Sulfurosas conta com uma queda de água de 22,40 metros de altura e uma piscina natural de águas cristalinas. De beleza exuberante e fácil acesso, é um ótimo local para quem curte a natureza e procura um lugar para se refrescar no verão.

Cachoeira do Saraca

A Cachoeira do Saraca é a cachoeira mais próxima ao centro do município de Braço do Trombudo, com uma queda de água de aproximadamente 5 metros e uma piscina natural. Por sua proximidade com o centro da cidade, a Cachoeira do Saraca possui grande movimento sendo um dos principais atrativos que oferecem momentos de lazer na cidade.