Os hábitos e a cultura dos moradores de Rio do Campo receberam da cultura influência italiana, alemã, cabocla e polonesa, sendo que a economia é baseada basicamente nas pequenas propriedades rurais.

Do Morro São Roque, se tem uma belíssima vista panorâmica do município.

Morro São Roque – é um dos atrativos

As belezas naturais, especialmente a da cachoeira Varaneira e o Salto do Rio do Oeste, são os maiores atrativos de Rio do Campo.

Cachoeira Varaneia

Localizado na localidade de Rio da Prata, cerca de 5 quilômetros da SC-427, o Cânion da Prata vem chamando atenção desde que foi descoberto pela internet em 2018. Após a circulação de imagens, centenas de pessoas fazem verdadeiras peregrinações ao Cânion aos finais de semana.

Cânion da Prata

Os proprietários comentam que já receberam excursões de diversas cidades com grupos de quase 100 pessoas de vários locais do Brasil, além de visitantes de outros países. O conhecido National Geographic já esteve explorando o local.

Embora seja um local que sempre existiu e sempre foi explorado pelas famílias locais, manteve escondido seu grande potencial turístico. O Cânion chama atenção pela sua composição. Uma enorme fenda com grande profundidade forma um canal afunilado. O topo é estreito e o fundo amplo. As formações também chamaram a atenção de geólogos.