Em Guabiruba, a indústria têxtil é a base da economia local. Responsável pela criação e exportação de moda com a qualidade guabirubense, que vai da confecção do fio ao acabamento do tecido.

Guabiruba possui uma intensa diversidade cultural. Cultura que pode ser vivenciada nos grupos de dança e música. Seus tradicionais eventos, passam pela Festa da Integração, Festa Italiana, Stadtplatzfest, Pelznickelplatz e Teatro Paixão e Morte de um Homem Livre. Além disso, atividades como o Ecoturismo e os esportes de aventura também são atrativos de Guabiruba, bem como o turismo religioso.

Cidade de muitas tradições, prova disso é a presença do Pelznickel, uma figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães. O Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, é um ajudante de São Nicolau que, no entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata onde reside e invade as ruas de Guabiruba. Coberto de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos. O intuito é recompensar aqueles que foram bonzinhos, bem como amedrontar e cobrar obediência daqueles que andaram aprontando ao longo do ano.

A tradição do Pelznickel foi trazida para a região por meio dos imigrantes provenientes de Baden, na Alemanha, que colonizaram a então colônia Itajahy-Brusque. A tradição manteve traços de sua versão europeia, mas foi repaginada para se adaptar ao clima região. Criado no inverno europeu, o Pelznickel que vestia roupas de pele teve sua roupa substituída por trapos e folhas.

Além dos dias 6 e 24, os Pelznickeis estão presentes no Desfile de Natal de Guabiruba. E de acordo com a programação, é possível visita-los diretamente na Pelznickel Platz, a 3 km do centro da cidade.

Vale a pena conhecer a cidade de Guabiruba situada no Vale Europeu e apreciar as belezas do lugar com tranquilidade, bem no ritmo das pequenas cidades de colonização europeia.