Com a colonização alemã, a tradição cervejeira se faz presente como um dos principais atrativos do Vale Europeu.

Blumenau é oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja e possui uma grande diversidade de cervejarias artesanais espalhadas pela cidade e em municípios vizinhos. Para quem aprecia uma boa cerveja artesanal, pode encontra-la tanto na famosa Oktoberfest, como no prestigiado Festival Brasileiro da Cerveja. Com a Rota turística Vale da Cerveja não é precisa esperar por estes eventos.

Diferentes cidades do Vale Europeu se uniram e prepararam um percurso planejado que abrange as fábricas que produzem diversas cervejas artesanalmente. Há diversas fábricas e cervejarias artesanais no Vale Europeu que seguem a Lei Alemã de Pureza e ainda proíbem o uso de quaisquer conservantes ou cereais não maltados na fabricação da bebida.

Na Rota Vale da Cerveja, que passa pelos municípios de Blumenau, Pomerode, Indaial, Timbó e Gaspar, além de conhecer as cervejarias, ainda é possível fazer um roteiro que inclui visitas à museus e outros locais relacionados à bebida. A rota estimula o turismo no Vale Europeu e coloca a região como importante polo cervejeiro do Brasil, com um roteiro que contempla não somente Blumenau, mas também as cidades vizinhas.

Durante o trajeto, também é possível parar para almoçar nas cervejarias e passar pela única instituição de ensino focada no setor de cerveja e malte latino-americana, onde os visitantes podem fazer um pequeno curso de degustação. O intuito é promover sabores e experiências únicas!

A Rota contempla cidades em um raio relativamente próximo e percurso pode ser traçado de carro. Consulte a disponibilidade individual de cada cervejaria para realizar verdadeiros tours cervejeiros por dentro das fábricas e sinta-se em um parque de diversões para os apreciadores da bebida número um do Brasil.