Treze Tílias, na região do Vale dos Imigrantes, é uma cidade tipicamente austríaca. Os costumes e tradições dos descendentes austríacos, são preservados nas danças folclóricas, música, arquitetura e gastronomia.

A cultura da gastronomia de Treze Tílias revela as tradições, os costumes alimentares e os produtos da terra, representados através de receitas tradicionais e do saber-fazer local, onde o clima pode ter influenciado positivamente na perpetuação dessa cultura, pois se consegue ter alimentos similares aos cultivados na Áustria.

As semelhanças naturais e climáticas com a região do Tirol foram decisivas na época de sua fundação, em 1933. Tudo na cidade lembra a Áustria, as paisagens, os sobrados brancos com detalhes em madeira e floreiras nas janelas, a gastronomia, as tradições, as festas e danças típicas, além dos belos e bem cuidados jardins.

Treze Tílias tem a gastronomia típica como um produto turístico diferenciado, pois está entre os fatores que motivam turistas a viajar para conhecer a culinária tradicional possibilitando o resgate de ritos e rituais inerentes à cultura local. As comidas típicas locais fazem parte do cotidiano da maioria da população de descendência austríaca.

O interesse dos turistas pelos pratos típicos da culinária austríaca vem crescendo e despertando emoções em quem a prova. Quem vai à Treze Tílias não pode deixar de provar o knödel (bolinho à base de pão e ovos), o spaetzle (massa similar ao nhoque, servido na sopa ou acompanhando carnes e outros pratos mais pesados), o Palatschinken, que é semelhante a um crepe doce e também a linzertorte (torta de nozes com canela).

Os melhores sabores da culinária austríaca podem ser encontrados no Jausen – assim é chamado o café colonial por aqui, passando pelos pratos principais, pelas deliciosas sobremesas até chegar no jantar típico tirolês. Todos estes pratos podem ser encontrados nos restaurantes ou cafés da cidade e nos eventos que acontecem tradicionalmente durante os meses de julho, como a Winterbierfest e a Knödelfest.

Imperdíveis também são as visitas a vinícola Kranz e a cervejaria Bierbaum.

A Vinícola Kranz produz os vinhos Merlot, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Rose, Chardonnay, Viognier e espumantes. A Kranz possui serviço de receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja. A Kranz é a única do Brasil que utiliza no processo de produção a cold pressing – tecnologia austríaca que oferece sucos integrais de maçã, pera e diversas frutas silvestres 100% puros.

Na sede da Cervejaria Bierbaum, é possível degustar diversos tipos de cervejas, há uma loja e um restaurante onde são encontrados diversos pratos austríacos que podem ser harmonizados com as cervejas da marca.