São Bento do Sul, conhecida como a cidade dos móveis, música e folclore, está localizada no planalto norte de Santa Catarina, a 80km de Joinville e 240km de Florianópolis. Partindo de Joinville, a rodovia SC301, conhecida como estrada Dona Francisca, passa pela Serra Dona Francisca, uma das mais belas serras do Estado. Esta rodovia, foi uma das principais estradas carroçáveis do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.

Os imigrantes alemães em São Bento do Sul eram originários, em sua maioria, do sul da Alemanha, destacando-se a região da Baviera e Boêmia. Em 1876, um imigrante alemão chamado Franz Rohrbacher, retornou à Boêmia e convenceu imigrantes oriundos do norte da Alemanha próximos a Saxônia, a também imigrarem para São Bento do Sul. Além destes, vieram também Pomeranos, Prussianos e Saxões.

Entre os atrativos culturais, destaca-se a Schlachtfest, festa típica alemã, que apesar da tradução significar “festa da matança”, é uma bela, florida e alegre representação da cultura alemã na cidade. Recebeu esse nome, pois antigamente um grupo de vizinhos se juntava e cada um doava um animal, como porco ou galinha, para festejar o final de colheita. Além da festa, a cidade possui alguns grupos folclóricos que mantém as tradições, como é o caso do Jäger Volkstanzgruppe, restaurantes típicos e uma banda de tradição alemã centenária chamada Banda Treml.

A gastronomia alemã está presente em várias partes da cidade, como por exemplo, no Restaurante e Adega Alpenbier, onde certa vez o escritor Ziraldo comparou o Eisbein de lá como melhor até que o de Colônia, Alemanha.