A região onde se localiza Urubici, costuma ter as mais baixas temperaturas do Brasil. Há exuberantes montanhas, cânions e tem como principais atividades econômicas a criação de trutas, agricultura e pecuária de leite.

As águas puras, cristalinas e frias, contribuíram para o manejo eficiente deste peixe de alto valor nutricional, carne tenra e paladar suave. Incentivada pelo peixe, a cidade oferece aos seus moradores e turistas a Festa Nacional da Truta (Fenatruta), que acontece anualmente com pratos especiais, produzidos e ofertados das mais variadas formas.

A truta é criada em cativeiro e se dividem em cores azuis, amarelas e pardas, e Urubici se destaca como uma das maiores produtoras do peixe em Santa Catarina.

A gastronomia rica da região, também conta com outros produtos como o queijo serrano e o mel de bracatinga, que possui coloração mais forte, sabor singular e um teor mais baixo de açúcar.

E para enfrentar o frio intenso e a neve, que muitas vezes o acompanha, os restaurantes oferecem pratos típicos que remontam a época dos tropeiros, como o arroz de carreteiro e a paçoca de pinhão feitos com carne frescal, modo habitual de cura da carne na região.

O cultivo da erva mate também se faz presente e o preparo do chimarrão, bebido em temperatura quente (70ºC), ajuda a enfrentar as baixas temperaturas e a fadiga, auxiliando as longas caminhadas e trilhas, existentes na região.