A colonização de Doutor Pedrinho começou no início do século XX por descendentes de italianos e alemães. O nome Doutor Pedrinho foi dado em homenagem ao pai do então Governador de Santa Catarina, Aderbal Ramos da Silva.

Abençoado com belezas naturais ímpares, com cânions, quedas d’água, cachoeiras, paredões e muito verde, a cidade é ideal para quem busca o ecoturismo, turismo de aventura e turismo rural. Basta dizer que 60% de sua área é coberta por florestas e existem morros com altura acima de 1000 metros.

Entre os atrativos estão a Gruta Nossa Senhora de Fátima, uma linda escavação na rocha, na localidade Capivari, onde escorre maravilhosamente uma cascata de água cristalina de 23m de altura. Um local de extrema beleza natural e formações rochosas que impressionam pela perfeição e grandiosidade.

A Cachoeira e Tirolesa do Paulista, no Alto Capivari, possui 40 metros de queda d’água e uma paisagem fascinante. Localizada em um ambiente de natureza ímpar, oferece serviços de alimentação e hospedagem, contando com 2 chalés para receber seus visitantes.

A 10 km do centro da cidade, no Bairro Benedito Alto, está a Cachoeira Véu de Noiva, uma belíssima cachoeira que nos presenteia com uma caminhada ecológica de 1 km em meio à mata e uma queda d’água de 63m.

Localizada no Bairro Salto Donner, a bela Cascata que leva o nome do bairro, possui 25 metros de queda d’água e um Mirante, que nos proporciona uma visão panorâmica da cascata, sendo o local de parada de muitos visitantes que passam pela cidade.