Localizado entre serra e mar, quem passa por este município fica encantado com sua beleza e harmonia típica de interior. O município recebeu esse nome já na época de sua colonização dado entre os anos de 1848 e 1888, devido aos seus aspectos físicos locais.

Ermo está construindo a identidade de “Jardins dos Canyons” em razão da sua localização e ao paisagismo que embeleza as ruas e avenidas do centro da cidade.

O município possui atrativos naturais, morros com vista panorâmica da Serra Geral, um pôr do sol inesquecível, e belas quadras de arroz irrigado, que fazem do horizonte um espetáculo.

O Museu Rural Municipal que fica situado na comunidade de Vista Alegre resgata a história do município, e tem fortalecido o turismo local. Peças que estavam guardadas agora é motivo de visitas e estudos. O local tem recebido o público constantemente para conhecer um pouco da história da cidade. O museu possui 265 peças em exposição. Para os que não viveram aquele tempo, tudo é novidade, e para os mais velhos, é motivo para resgatar a história.

A Gruta de São Donato, na comunidade de Morro do Ermo, é outro atrativo na cidade. O local faz parte do turismo religioso, e está no roteiro turístico da região. A festa em honra a São Donato acontece todos os anos, no primeiro domingo de agosto, reunindo milhares de fiéis e devotos.

O turismo local tem ganhado destaque em Ermo, com o Camping Rural, na comunidade da Vista Alegre. O potencial turístico do Camping se destaca pelos arvoredos, as sombras de pinos e os lindos açudes para a pesca da carpa e tilápia. São seis hectares de uma propriedade familiar a disposição dos turistas e visitantes. Também dispõe de uma extensa área para acampamento, quiosques, bar, campo de futebol suíço, churrasqueiras, duas piscinas e pesque-pague.