O encontro de dois rios, São Bento e Mãe Luzia, deram origem ao nome de Forquilhinha, por formarem uma forca. A natureza generosa atraiu as gerações que hoje povoam esta bela cidade.

Esta charmosa cidade foi colonizada por descendentes de imigrantes vindos em sua maioria dos Estados de Rheinland Pfalz, região do rio Mosel, e de Nordrhein-Westfalen, da atual Alemanha, chegando no porto do Desterro em 1829 (hoje Florianópolis).

Atualmente Forquilhinha se destaca como “A cidade mais germânica do Sul do Estado” exibindo uma simplificada arquitetura enxaimel já na sua porta de entrada, o Pórtico, em prédios públicos e privados, galerias comerciais, hotel, entre outras edificações, se destaca também com sua cultura gastronômica, artesanato, com a tradicional festa de outubro, a Heimatfest e as tradições folclóricas mantidas pelos grupos de danças germânicas e corais.

O Parque São Francisco de Assis possui uma área de 80 mil m², sendo que cinco hectares são de Mata Atlântica. No parque pode-se encontrar diversos atrativos, entre eles, um horto florestal, área esportiva, lagos, quiosques com churrasqueira, trilhas ecológicas, a praça do centenário, Mini portal Germânico para fotografias, o monumento a São Francisco de Assis e o Restaurante Garten Haus com uma deliciosa gastronomia.

Conhecida também pelos eventos que realiza, Forquilhinha tem na Heimatfest, a maior comemoração voltada para homenagear seus colonizadores com uma vasta programação cultural.

A Heimatfest mantém viva as tradições culturais germânicas, a gastronomia e o acervo histórico dos primeiros colonizadores. Realizada a cada dois anos no mês de outubro, a cidade incorpora o sentido étnico e festivo, para mostrar a todos os turistas e visitantes, suas etnias, seus costumes, gastronomia típica, com muito Chopp, e com várias atrações, entre elas, os desfiles histórico-culturais destaque do evento, apresentações e festivais folclóricos, apresentações artísticas e musicais, atividades esportivas, encontros e palestras, mostras e exposições, mostras, diversidade gastronômica, festivais, bailes, shows, lazer e entretenimento.