Fraiburgo, também conhecida como “Terra da Maçã”, é uma cidade que foi fortemente influenciada pelos imigrantes europeus, especialmente alemães, italianos e austríacos, embora outras nacionalidades também tenham contribuído em outros aspectos como arquitetura, gastronomia, religião e economia.

O município de Fraiburgo é um dos maiores produtores nacionais de maçã. Sua altitude, de 1.048 metros – possibilita um inverno rigoroso trazendo neve e um verão tipicamente europeu, o que deixa as estações similares ao clima alpino.

A região era originalmente coberta por florestas nativas repletas de araucárias, típicas das paisagens do sul do Brasil. Na busca de alternativas econômicas, começou-se a produzir mudas frutíferas europeias, fato que deu início à transformação da economia de Fraiburgo e a maçã foi à fruta que melhor se adaptou ao clima da região.

Com grande potencial turístico e produtivo, já que a sua economia é baseada no cultivo da maçã e o Brasil tornou-se um importante exportador graças à Fraiburgo. A cidade é famosa por seus vastos pomares de maçã, os quais são favorecidos pelas temperaturas baixas durante o inverno. Dependendo da época do ano, os turistas podem visitar empresas produtoras de maçã e ver todo o processo de produção, desde a colheita até a produção de derivados como sidra, sucos, aperitivos, entre outros. Importante destacar que as macieiras florescem no mês de outubro e a época da colheita vai de janeiro a março.

Da gastronomia se destacam os pratos feitos à base de maçã, em especial a torta de maçã e ainda o michuim, prato árabe que foi introduzido na gastronomia fraiburguense através dos franceses que se estabeleceram no município, trata-se de um cordeiro assado com molho de ervas que deve ter como único acompanhamento o pão, umedecido com temperos e recheado com as fatias da carne, ficando parecido com sanduíche.

A maçã não só é um importante produto na economia, mas também um dos mais importantes atrativos turísticos de Fraiburgo. Tem a barraquinha da maçã, onde é possível não só comprar a fruta, mas também tudo que possa ser feito com ela. Também tem as placas com os nomes das ruas em formato de maçã, o relógio na praça que tem o formato de uma maçã e no hotel, tem suco, torta, doce, sabonete e shampoo de maçã.

Se você gosta de maçã, então imagine entrar num pomar e poder pegar a fruta diretamente do pé. Pois é, esse lugar existe e fica na cidade de Fraiburgo.