Garopaba tem sua origem na língua dos primeiros habitantes da região, os índios Tupi-Guaranis e que significa: ygá, ygara, ygarata (arco, embarcação, canoa) e mpaba e paba (estância, paradeiro, lugar, enseada).

O Primeiro relato da história da cidade, é datado de 1525, quando o espanhol Dom Rodrigo de Acuña, para fugir de um temporal, aportou o Navio Galeão San Gabriel na Baía de Garopaba.

O primeiro povoado só surgiu em 1666 formado de imigrantes açorianos e estes aproveitaram a enseada natural de barcos, que se tornou um local atrativo para caçar baleias, comercializando seu óleo e barbatanas.

Garopaba é uma cidade de colonização de base açoriana viva até os dias de hoje. Sendo um destino turístico que mantem a sua tradição presente, através da conservação da pesca e agricultura.

Possui 8 lindas praias ideais para práticas esportivas, um dos motivos que levou o destino a ser considerado a Capital Catarinense do Surf. Além disso, possui cachoeiras, dunas e mirantes naturais.

Suas lindas paisagens encantam seus visitantes em qualquer época do ano. Nos meses de inverno recebe a visita das Baleias Franca, sendo um dos destinos que compõe a Rota da Baleia.