A cidade de São Carlos é repleta de natureza, propriedades agrícolas e águas termais. Um tesouro que brota da terra e que permite aos visitantes, restabelecer a saúde e ter excelentes momentos de lazer.

Atualmente, o Pratas Thermas Resort, por sua qualidade de serviços na gastronomia, hospitalidade e lazer, é considerado por especialistas do turismo, um dos principais indutores da atividade na região. Sua gastronomia possui forte influência alemã e gaúcha, como grande parte das cidades que compõe o Vale das Águas. No local é possível se deliciar com bons pratos alemães à base de carnes, e, é claro, acompanhado de uma boa cerveja.

Agora não é só dessa riqueza termal e natural que vive São Carlos. É da agricultura familiar que tiramos um dos exemplos mais inspiradores para o turismo rural e de base comunitária em Santa Catarina.

Já ouviu falar na Família Kern? Assim como muitos agricultores de Santa Catarina, esta família tem como estilo de vida uma relação harmônica e integrada entre o homem e a natureza. Até os dias de hoje, a família mantém uma forte relação com suas ancestralidades e possuem uma relação profunda de respeito com a terra e tudo que a cerca.

O que é plantado é consumido, seja pela família, vizinhos ou os animais da propriedade, e o excedente é comercializado para auxiliar na renda, ou seja, nada se perde. Quem visita a propriedade pode desfrutar deste espaço da natureza, aprender sobre agricultura e apreciar as comidas produzidas com alimentos da estação.

Além do mais, junto ao Movimento Mulheres Camponesas, a propriedade produz mais de 85 ervas medicinais e atualmente é um centro de referência. Este grupo promove eventos para troca de sementes e conhecimento, sobre espécies e plantio, o que auxilia na biodiversidade e na manutenção de espécies, que são muito valorizadas na cozinha catarinense, como a Batata Creem e o Cará Roxo, dentre outros.

Apesar de não falarmos diretamente sobre um ingrediente específico, a forma de interagir, cuidar e produzir os alimentos, é muito valorizada e respeitada entre profissionais de gastronomia, até porque, o ato de se alimentar, vai muito além de cozinhar.