A colonização de Indaial iniciou com a vinda dos primeiros imigrantes alemães. A partir de 1875 vieram os italianos e em 1878 os primeiros poloneses. Em 1934 foi instalado oficialmente o Município de Indaial, desmembrando-se de Blumenau.

O nome Indaial, provem da Palmeira Indaiá, uma espécie de coqueiro que havia em abundância em um local utilizado como descanso para tropeiros, que antigamente seguiam em direção ao litoral do estado. Além da Palmeira Indaiá, a cidade é reconhecida por outros símbolos como a Ponte dos Arcos, o pássaro Saíra-de-sete-cores, a Vitória-régia, além da nova marca que representa o turismo do município, “Indaial na Rota da Natureza”.

Descubra as lindas paisagens que se entrelaçam com as belezas culturais das edificações históricas, arquitetura enxaimel e pontes preservadas. O município preserva sua herança cultural, celebrando os costumes e tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses com danças folclóricas, o terno de reis, os bailes e os clubes de caça e tiro.

O município faz parte do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo e do Circuito de Caminhante do Vale Europeu Catarinense. O Circuito de Caminhante é resultado da união dos municípios de Indaial, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, que com organização reserva para o praticante de caminhadas ou mochileiros, 200 km de muita natureza, paz, harmonia, com paisagens e cenários lembrando cidades da Europa.

São percursos que proporcionam o desfrutar do contato com o povo hospitaleiro e o dia a dia do homem com a lida nos campos. Cada dia será uma nova aventura, pois a gastronomia, a arquitetura, as festas, os atrativos naturais como corredeiras, cachoeiras, montes, montanhas, rios e riachos e a espetacular flora e a fauna irão acompanhar pelos mais diversos cantos e recantos do circuito nos caminhos do Vale Europeu.

O Roteiro é organizado e planejado para o caminhante e mochileiro, e o trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, colocando como prioridade as estradas tranquilas, estreitas em que o praticante de longas caminhadas fique em contato com a natureza. As distâncias, o relevo e os atrativos turísticos culturais e ecológicos serão a tônica na região do Vale Europeu. O circuito tem início e término na cidade de Indaial e está programado para nove dias.

Conheça a cidade de Indaial, na região do Vale Europeu, e encante-se com sua riqueza cultural e belezas naturais.