Os primeiros colonos, de descendência alemã e italiana, chegaram à antiga Vila Pinhal por volta de 1928. Esses colonizadores, muitos deles estrangeiros e outros vindos do Rio Grande do Sul, batizaram de Pinhal a comunidade que se formava, em consequência da abundância de pinheiros existentes na região naquela época.

Foi exatamente a grande disponibilidade de madeira de lei que motivou a migração. Entre os acontecimentos históricos, o de maior expressão foi a passagem da Coluna Prestes, em 1925, perseguida pelas tropas legalistas do governo.

Em 1953, Pinhal foi distrito de Mondaí, recebendo a denominação de “Iporã”, que na tradução do dialeto guarani significa “água boa”. Somente em 1988 foi aprovada a emancipação político-administrativa do município.

O município de Iporã do Oeste é conhecido pela grande quantidade de água boa para o consumo humano encontrada dentro de seu território. É possível encontrar no interior quedas de água e riachos que atraem pessoas para admirar as belas obras da natureza.