A cidade se encontra em uma região estratégica do território catarinense, localizada na margem direita do maior rio do estado, integra um eixo de ligação com as principais rodovias e aeroportos do Brasil.
O município tem o segundo maior PIB do estado, decorrente dos setores econômicos mais importantes como a logística, construção civil, atividades industriais e o complexo portuário, sendo o segundo maior do país em movimentação de contêineres.
Itajaí está em constante crescimento, principalmente com novos mercados em expansão como as indústrias de petróleo, de gás e náutico. Com mais de 180 mil habitantes, é também um local de riquezas históricas, culturais e tradicionais. Durante o ano a cidade mantém a tradição de festas típicas, que oferecem gastronomia, cultura e entretenimento aos habitantes e também aos turistas.
Apostando no turismo náutico, Itajaí abriga um Píer Turístico, o terminal é exclusivo para passageiros de transatlânticos e foi construído com o objetivo de atrair navios de passageiros, como forma de incrementar a atividade turística na região. A cidade portuária ainda tem estrutura física para eventos de grande porte, como a famosa Volvo Ocean Race e recebimento de cruzeiros de grande porte.
Itajaí conta ainda com belas paisagens naturais, do meio rural às praias, coroadas por atrativos turísticos como o Bico do Papagaio, o Parque Natural da Atalaia, o Molhe, entre outros. Com tanta beleza natural, não faltam esportes de aventura para todos os gostos como caminhada, surfe, cicloturismo, voo livre, trilhas, rapel entre tantos outros.
A cidade de Itajaí não economiza em afetos, investimentos, nem em novidades, ela se reinventa em grande estilo todos os anos. A formação histórica da cidade com várias etnias vivendo harmonicamente, desde sempre nos mostra que a cidade é um local para as diversidades se encontrarem.
Experimente pedir um cafezinho e observar a movimentação da cidade, por certo verá um calmo praticante de yoga, um apressado executivo, vários surfistas procurando a melhor onda, alguém de terno e gravata dividindo uma cerveja e petiscos com um colega de trabalho, no céu pessoas praticando voo livre, a movimentação dos portos, as propagandas de baladas e vários outros grupos. Muito rapidamente verá que em Itajaí há oportunidades para tudo e todos.
Com essa incrível diversidade, na gastronomia não poderia ser diferente. Restaurantes e hotéis parecem uma grande união de aliados com intenção de servir bem aos moradores e visitantes. Restaurantes nativos, orientais, peruanos, uruguaios, franceses, comida de botecos, comida de rua estão lá prontos para proporcionar ao comensal a melhor comida e atendimento.
Um local imperdível para visitar é o mercado público, que é tombado pelo patrimônio histórico estadual e municipal. Lá se ouve boa música enquanto saboreia ótimos preparos, com produtos frescos e regionais.
Na cidade é possível encontrar uma diversidade de eventos como a Marejada, a Festa do Colono, o Festival de Boteco entre tantas outras festividades promovidas entreter a comunidade local e os turistas.