Os índios Carijós foram os primeiros habitantes destas terras. A marca da existência desse povo ficou registrada por todo o município através dos Sambaquis.

Itapoá é um nome de origem indígena e significa “pedra que surge”. O nome foi escolhido pela pedra localizada no Balneário Itapoá a 300 metros da praia que faz um curioso surgimento seguindo o encanto das marés: quando alta fica submersa, quando baixa, fica à vista para contemplação.

As bases econômicas do município são o turismo de praia e sol, onde a costa de Itapoá, com seus 32 km de praia, proporciona aos turistas 100% de balneabilidade, com águas límpidas, quentes e areia branca.

As praias são ideias para famílias com crianças e também proporciona boas condições para a prática de esportes náuticos como o surfe, o windsurfe, moto náutica e barcos a vela, além da pesca esportiva.

Outro atrativo são as formações rochosas conhecidas como, 1ª, 2ª e 3ª pedra (“point” Surf), as ilhas de Itapeva e do Saí-guaçu, além de quedas d’água distribuídas no interior do município.

Inserido na Mata atlântica contendo grande área conservada e criadas unidades de preservação, dispõem de potencial eco turístico. Destacam-se o recém-criado Parque Municipal dos Carijós e a R.P.P.N. Reserva Volta Velha, que foi selecionada pela Unesco / Programa MaB – “O Homem e a Biosfera” como uma das Áreas Piloto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em Santa Catarina, sendo receptivo de turistas do mundo atraídos pela observação de aves e espécies do bioma. No destino, são encontrados outros ecossistemas como Manguezais (Pontal e Barra do Saí) e restinga em toda a sua orla.

Itapoá é porta de entrada da baía da Babitonga importante ecossistema, onde se localiza o Porto de Itapoá, um empreendimento do setor portuário.