Caminhar pelo centro da cidade de Laguna é relembrar de momentos da história brasileira, com o simples apreciar da arquitetura açoriana ou se inspirando na força e coragem de Anita Garibaldi.

Para saciar a fome nesse passeio, a cidade tem opções para todos os gostos e bolsos. Como o município é produtor de camarão de ótima qualidade, é possível degustar vários preparos com essa maravilha, como o camarão ao bafo, no alho e óleo, à milanesa, ao molho picante, nos sanduíches com camarão, em risotos, defumados, no pirão, nas pizzas e em tantas outras preciosidades que a ilimitável criatividade e bom gosto dos restaurantes lagunenses podem nos ofertar.

O camarão é uma das estrelas dos restaurantes, mas a influência portuguesa da região é muito notória nos preparos da tainha, da anchova, dos siris e das lulas.

Um dos símbolos da cidade é o butiá, com esse fruto amarelinho e azedinho, abundante no verão, são produzidos sucos, picolés e sorvetes para refrescar os dias ensolarados, além de ser utilizado na produção de molhos para harmonizar com os preparos de sobremesas como pudim e mousse. Para finalizar a refeição, tem uma cachaça com butiá que dará ânimo para explorar a cidade.

Aproveite para conhecer o Museu Anita Garibaldi, onde foi assinada a proclamação da República Juliana, a Casa de Anita, com os objetos da heroína e a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos.

Antes de conhecer Laguna, vale pesquisar os eventos que estão ocorrendo na época (a cidade não para). Seja na temporada da pesca da tainha, na época de avistar as Baleias-Franca ou apenas relaxar na praia, ir à Laguna é ressignificar valores sociais e gastronômicos.