Morro Grande tem sua colonização predominante com famílias de origem Italiana. Dentre a mata e cercados de morros, planaltos e planícies de terras férteis com rios de água pura e cristalina constituíram aqui suas famílias surgindo assim o nome de Morro Grande.

Morro Grande possui belezas naturais cinematográficas que justificam plenamente uma visita. São diversas Furnas, mais conhecidas como “paleotocas”, que são estruturas escavadas por animais da megafauna a mais de 10 mil anos, estruturas essas que posteriormente foram encontradas por Índios Xoklengs e Bugres que as utilizavam como abrigo, verdadeiras curiosidades geológicas e arqueológicas.

O Morro do Realengo, local histórico e símbolo do município, é muito procurado por aventureiros, montanhistas e adeptos de uma boa caminhada. Seu acesso é pelo caminho da antiga Trilha dos Tropeiros, chamado de Serra do Pilão, mais precisamente pelo município de São José dos Ausentes no RS.

A Garganta do Diabo, famoso Canyon Realengo, possui 40 metros de altura e 3,5 metros de largura. Para chegar, é preciso percorrer uma trilha com mais de 4 horas de caminhada à uma altitude de 1400 metros.

Os Rios com Piscinas Naturais de águas cristalinas nascem nas encostas da serra percorrendo Cânions, vales e grotas formando cachoeiras espetaculares. As mais visitadas são a Cachoeira do Bizungo, Cachoeira Queda do Risco, Cachoeira do Rio Pilão, Cachoeira da Pedra Branca, Cachoeira Toca do Tatu, Cachoeira do Arco Iris e as Quedas do Rio Saltinho, todas atraem turistas de diversas regiões para desfrutar de um banho em meio a natureza preservada ou praticar o turismo de aventura.

O turismo religioso também é destaque no município, com eventos na Igreja Santa Cruz e no Santuário de Santa Gertrudes, além das festas tradicionais dos padroeiros nas igrejas das comunidades.