Águas de Chapecó é uma cidade bastante hospitaleira que foi colonizada por italianos e alemães, após a Guerra do Contestado. Com ares europeus, que pode ser observado nas construções de suas casas, o município proporciona uma extensa área verde no vale do Rio Chapecó proporcionando aquela tranquilidade típica de uma cidade do interior.

O Museu Casa da Memória é uma casa típica italiana que tem como finalidade resgatar a história do povo aguense e disseminar sua cultura. O acervo é composto, por registros fotográficos, mobiliários e utensílios antigos, objetos de trabalho de algumas profissões e ferramentas antigas usadas na agricultura. Anexo à Casa da Memória funciona o Centro de Informações Turísticas, local onde os visitantes recebem informações sobre o município, pontos turísticos e atrativos.

As Termas de Águas de Chapecó são abastecidas com águas minerais de um poço artesiano com temperatura média de 37°C, e são a grande atração do município. Dentro do complexo, são oferecidas para diversão e descanso aos turistas, duas piscinas, uma semiolímpica e outra, coberta. A área para camping, rodeada pelas verdes colinas da região, tem capacidade para abrigar 500 barracas. Possui, ainda, espaço para festas, churrasqueiras cobertas e estacionamento. Situado no centro do município, o complexo foi construído às margens do Rio Chapecó.