O município de Chapecó foi criado em 1917. A colonização iniciou com os tropeiros que utilizavam a região como trajeto para o transporte de gado. O processo de migração de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul, começou com a chegada das companhias colonizadoras.

Graças à fertilidade de seu solo, num curto espaço de tempo a região oestina inseriu-se em um processo amplo de expansão econômica colonial do sul do país. O município ficou reconhecido internacionalmente por concentrar o maior parque agroindustrial latino-americano.

Entre os atrativos, a Catedral da Matriz situada na Praça Coronel Bertaso, é passagem quase que obrigatória quando se vai ao coração da cidade. Uma enorme praça com muito verde de natureza e com playground. Um ponto ideal onde se concentram a maioria das festas e comemorações do calendário da cidade. Cenário que se transforma nos finais de ano com os belíssimos enfeites natalinos.

O Desbravador e a Praça, são lugares históricos de grande movimento no Centro de Chapecó. O Desbravador é uma estátua gigantesca no centro comercial de Chapecó localizada ao lado da Matriz de Santo Antônio. Um ambiente historicamente conhecido, além de ser o principal cartão postal da cidade. Aos pés do Desbravador se pode conhecer um pouco da história da criação dos idealistas / criadores e a construção desta obra de arte encantadora.

​A Arena Condá, é um estádio de futebol localizado no Centro do município de Chapecó, de propriedade do município de Chapecó, e administrado pela Associação Chapecoense de Futebol que também exerce o papel de mandante do estádio. Foi inaugurado em 1980, quando ainda denominava-se Estádio Regional Índio Condá.

A vista da Ponte sob o imenso Rio Uruguay, para quem vai para o Rio Grande do Sul, na descida da serra da 480 é fantástica.  Faz a ligação entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem 630 metros de extensão, 13 metros de largura e localiza-se a 23 metros acima do Lago da Barragem de Itá.