Conhecida como “Cidade Coração do Vale”, a cidade de Gaspar tem uma excelente acessibilidade rodoviária. Lembra de forma marcante, as pequenas cidades europeias da região do Tirol, cercada por montanhas e vales que oferecem paisagens singulares.

Sua população é constituída por várias etnias, notadamente a alemã, italiana e açoriana, cujos imigrantes, a partir da primeira metade do século 19, foram responsáveis pelo povoamento da então Freguesia de São Pedro Apóstolo de Gaspar pertencente a Itajaí. Os imigrantes acabaram criando espaços específicos para cada grupo étnico. Os alemães estão mais presentes no Belchior, na região da Rota das Águas, os italianos no Gasparinho, na região conhecida como “Vila D’Itália” e açorianos, no Centro.

O legado cultural herdado das grandes levas de imigrantes que colonizaram todo o Vale do Itajaí, hoje conhecido como Vale Europeu, é responsável pelo diferenciado acervo de usos e costumes, gastronomia, religiosidade, festividades, artesanato e empreendedorismo que, junto com a privilegiada riqueza natural, oferece um grande potencial turístico, transformado em concorridos atrativos, com expressivos fluxos anuais de visitantes.

Os traços da colonização são perceptíveis nos sabores e saberes do povo gasparense, que recebe a todos os visitantes de braços abertos. Lazer e entretenimento é o que não falta em Gaspar, com destaque para a maior concentração de parques aquáticos do estado, no roteiro turístico conhecido como Rota da Águas, além da bucólica e encantadora Rota rural Vila d’ Itália.

A Rota Vila d’Itália está localizada na parte mais alta da cidade, na localidade de Gasparinho. De colonização italiana, a Rota apresenta aos visitantes, propriedades rurais onde é possível fazer o agroturismo. Durante o passeio, se avistam casas coloridas e muito verde preservado, onde é possível a pesca da truta, peixe de águas geladas com grande destaque na cozinha internacional.

Como principais pontos de visitação estão o Morro do Parapente, a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, as cervejarias e cachaçarias artesanais e os distritos do Belchior e Arraial, com seus oito parques aquáticos e recantos naturais que formam a Rota das Águas, além de espaços para a prática de esportes como motocross, jeepcross e aeromodelismo, esportes estes que atraem público também por meio de eventos anuais que são realizados nestas modalidades.

Destaque para o Festival Brasileiro de Aeromodelismo – Fesnraer, considerado o maior evento de aeromodelismo do Brasil, o Festival de Parapente, a ExpoGaspar, a Festinver, a Expofeira Agropecuária, o Festival da Tilápia, a Multifeira e o Rodeio Crioulo Interestadual.