Dentro do Parque Ecológico Serra do Tabuleiro, encontra-se o município de Águas Mornas, localizado a apenas 37 quilômetros de Florianópolis. Criado em 1961, a origem do seu nome vem da temperatura de suas águas, constantes em 39°C. Além de ser considerada uma das melhores fontes termais de Santa Catarina, esta região inicialmente colonizada por alemães em 1860 pode ser apreciada por sua arquitetura germânica e seus bosques.

As águas termais de Águas Mornas estão classificadas entre as melhores águas termais do mundo e possuem propriedades medicinais que ajudam no combatem de várias doenças.

A Cachoeira da Ressurreição leva este nome por estar localizada na comunidade da Fazenda da Ressurreição a 7 km da Sede de Águas Mornas. O Local de fácil acesso tem uma cachoeira linda de 35metros de altura muito usada pelas operadoras de turismo para a atividade do Rapel. A trilha de acesso a cachoeira é de fácil acesso, porém com uma descida íngreme com caminhada de 10 minutos.

A Comunidade de Santa Isabel Santa Isabel localizada a 18 km da Sede de Águas Mornas é conhecida como a II Colônia Alemã mais antiga de Santa Catarina. Nesta comunidade os visitantes poderão encontrar rastros da colonização alemã como os vários casarios em estilo germânico espalhados pela comunidade e até mesmo túmulos escritos em alemão nos cemitérios locais.