Região favorável ao plantio de cereais e leguminosas, Xanxerê desenvolveu-se com o surgimento de um número expressivo de pequenas propriedades, ligadas a agroindústria. Conta também com a criação de aves, suínos, bovinos e ovinos, e é a segunda maior criadora de gado de corte do Estado.

A apicultura tem crescido na região e conta com a Associação dos Produtores de Mel de Xanxerê e apoio de técnicos da Epagri para sua comercialização, melhora na produção e qualidade.

Mas o produto de destaque da região é o milho, que movimenta a cidade com seu Festival Gastronômico, com mais de trinta produtos, tendo como base o cereal.

As receitas receberam versões locais, como o x-polenta (patenteado em Xanxerê) e seguem com pamonhas doces e salgadas, broas, cuscuz, tortas, pudins, sucos, pães, sorvetes, crepes e churros e muitas outras variedades, demonstrando a versatilidade aliada aos sabores do milho.

A oferta e facilidade na aquisição de cortes de carnes, torna o churrasco outra especialidade e conta com restaurantes e churrascarias distribuídas pela cidade.

Xanxerê possui muitos recursos naturais para serem visitados e uma reserva indígena e florestal.

Sua localização privilegiada favorece o comércio via Mercosul, trazendo melhorias a economia e investimentos para a região.

Museu Municipal do Milho