Laurentino, na região Caminhos do Alto Vale, é a capital catarinense do queijo. Com apenas 7 mil habitantes, na cidade predominam a imigração italiana e alemã.

A cidade, que tem potencialidade turística por sua fabricação de queijo e a gastronomia italiana, celebra o título conquistado durante a Festa Estadual do Queijo, todos os anos em novembro, agora tem outro motivo para comemorar.

Em 2019, um queijo gigante ganhou fama no fim de semana da festa. O queijo maturado gigante foi produzido em oito horas de trabalho com 11 mil litros de leite.

 

 

Além do queijo maturado gigante, considerado o maior do mundo pela organização, a Festa do Queijo tem feira comercial e industrial, expo feira de plantas ornamentais, exposição de produtos coloniais – em especial queijos – artesanato, comida e atrações culturais.

Laurentino é um caso de sucesso que nasce de um cenário de posicionamento da sua marca, “Terra do Queijo Gigante” e que atrai visitantes só pelo nome – o Domingo Espetacular exibiu um quadro no programa contando essa história.

Para assistir ao conteúdo na íntegra: