Visitar Nova Trento é uma oportunidade de conhecer atrativos históricos, culturais, gastronômicos e naturais.
Um destino cujo enfoque principal é a religiosidade, são 30 Igrejas e Capelas que fazem parte da Rota Fonte de Fé. Por ser o berço do Santuário de Santa Paulina, e um dos principais destinos de Turismo Religioso do Brasil, a cidade possui o título de Capital Catarinense do Turismo Religioso, sendo única cidade (não capital) do Brasil com dois Santuários.
O Santuário de Santa Paulina atrai mais de 70 mil pessoas todos os meses para o complexo religioso. O movimento fica maior, no segundo domingo de julho, dedicado à Santa Paulina, e nas demais datas consagradas pela Igreja e pelo próprio Santuário. Nestes dias, os romeiros rezam junto à fonte natural próxima ao Santuário e fazem orações nos muitos monumentos em sua homenagem.
Toda a trajetória de Santa Paulina é contada nos muitos pontos que compõem o complexo. A Capela Nossa Senhora de Lourdes, construída em estilo colonial, é um dos pontos a ser visitado. O casebre com telhado de palha, réplica do local onde Santa Paulina cuidou de uma cancerosa, é o local preferido dos visitantes. No engenho, a futura santa trabalhou em sua adolescência. O local abriga também o Museu Colonial, com ferramentas e equipamentos usados pelos imigrantes, a Casa das Graças, entre outros atrativos.
A estátua de Nossa Senhora do Bom Socorro, que veio da França, apenas foi erguida ao monumento do Morro da Cruz em nove de junho de 1912, exatamente 13 anos após a instalação de cruzes nos montes mais altos do município. As cruzes foram significativas para comemorar a passagem do século XIX para o século XX. O local é muito procurado pela belíssima vista panorâmica.
A cidade possui uma extensa programação que envolve eventos ligados a religiosidade, como a Caminhada Noturna Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, que ocorre na Quinta-feira Santa e a Peregrinação Noturna do Santuário Santa Paulina, que acontece dentro do complexo, toda segunda-feira do mês.
Realizada entre o final de maio e início de junho pelo Santuário na cidade de Nova Trento, o Caminho de Santa Paulina, são cerca de 30 km percorridos em 12 horas de caminhada com paradas para contemplação de igrejas, oratórios e para alimentação e descanso.
Já no Caminho de Santa Paulina – Amabilíssimo, são ao todo 60 Km, desde a Casa Pastoral de Camboriú onde a Santa ficou hospedada, até a Igreja Santuário da Santa Madre Paulina em Nova Trento. O Amabilíssímo abrange os municípios de Camboriú, Tijucas, Canelinha e Nova Trento. Um caminho ecológico perfeito para quem gosta de trilhas exclusivamente pelo interior da exuberante Mata Atlântica.
Também tem a cultura italiana presente na gastronomia e produção de vinhos, que acrescem no desenvolvimento turístico de Nova Trento. Para os apaixonados pela natureza, a cidade reúne montanhas e estradas em meio à Mata Atlântica, com nascentes e cascatas, cenários perfeitos para práticas de diversas modalidades esportivas e radicais, tais como mountain bike, motocross e drift trike.