Quilombo é um município caracterizado por relevo acidentado, encravado entre cerros, no vale do Rio Quilombo. A origem do nome do município, conta com muitas versões, como a de que soldados teriam encontrado ali um grupo de refugiados de conflitos regionais, e sobre os quais teriam afirmado que pareciam estar escondidos em um quilombo. Não há registros objetivos sobre o surgimento da denominação, seja qual for o seu contexto verdadeiro.

Quilombo é conhecida regionalmente pelo seu carnaval, que atrai foliões de diversos municípios da região. São quatro noites de diversão, além da tarde das crianças e o carnaval dos idosos.

Na sede do município, o destaque é o pequeno, arborizado e aconchegante balneário municipal, cujas fontes de águas minerais alimentam as piscinas e atraem famílias e jovens de toda a microrregião, especialmente na época do concorrido carnaval Quilombo Legal.

O balneário de Quilombo tem a única fonte de águas minerais sulfurosas do Estado de Santa Catarina, água esta que também é potável. Como curiosidade extra, o balneário se localiza junto à praça central da sede do município, o que permite à maior parte dos seus usuários se dirigir caminhando até as piscinas, sejam moradores, sejam turistas alojados na cidade, particularmente na área de camping contígua ao balneário

Entre as belezas naturais do município, que se esconde entre colinas e morros, o destaque maior é o Salto Saudades, uma belíssima sequência de cachoeiras e quedas d’água a cerca de 15 km do centro da cidade.

Uma das mais belas cascatas do Estado de Santa Catarina, muitas vezes comparada com as quedas do Iguaçu (em miniatura). O Salto Saudades é composto por várias quedas de água formadas ao longo dos anos no rio Chapecó, que caem sobre rochas lisas e escuras, compondo um quadro de grande beleza.