Salto Veloso é um pequeno e belo município de natureza exuberante e povo hospitaleiro. No final do século XIX, o primeiro morador, Antônio José Veloso, construiu sua casa próximo as quedas do rio que corta a cidade. Sua simplicidade, hospitalidade e retidão, característica do verdadeiro homem caboclo, fez de sua casa ponto de referência e local de repouso para tropeiros viajantes passando a ser conhecido como o salto do veloso, dando origem ao nome da cidade.

Hoje, a área é um parque municipal no qual encontra-se a capela da Pastoral da Saúde, onde são cultivadas plantas medicinais para secagem e elaboração de medicamentos fitoterápicos.

O Parque do Salto, o Morro do Pau Seco, a indústria de vinhos, o parque municipal de exposições, o centro de eventos e o antigo moinho, que foi construído pelos imigrantes de origem italiana, são os principais atrativos.

O Parque do Salto fica próximo ao centro da cidade, local especial pela sua beleza singular, considerado o cartão postal da cidade de Salto Veloso.

Em 2016 foi inaugurado o Monumento ao Divino Pai Eterno que é a representação da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Maria Santíssima. Um Monumento dedicado a todos os fiéis devotos. Aberto todos os dias para visitação, todo dia 23 de cada mês acontece missa em honra ao Divino Pai Eterno.

Em dezembro é realizada a Exposalto e a Festa do Hamburguer, que inclui atrações como shows, feira, exposição e rodeio crioulo.