Santo Amaro da Imperatriz, uma pacata cidade localizada aos pés da Serra do Tabuleiro, é um lugar privilegiado pela natureza. A descoberta de águas termais e posteriormente, suas propriedades terapêuticas, atraem turistas de diversos locais, fazendo de Santo Amaro da Imperatriz, um destino para o descanso e o encontro com a saúde.

A forte agricultura faz com que haja alimentos frescos o ano todo, com destaque para o cultivo de milho, tomate, batatas, mandioca, dentre outros. Muitos desses alimentos, constituem os principais pratos da região, uma vez que a maioria descende de alemães e açorianos.

A gastronomia local oportuniza aos visitantes o encontro com a cozinha alemã que é demonstrada nos restaurantes, bares e setores de convivência da região em pratos como salsichas (brancas e vermelhas), Kasespatzle (massa caseira com cebola frita), salada de batatas, linguiças defumadas, almôndega alemã (feita com carne suína, mostarda, miolo de pão e outras especiarias e ingredientes), o Laugenstangen (pão salgado típico da região sul da Alemanha), não esquecendo do tradicional Einsbein com chucrute.

A cidade também oferece excelentes cervejarias, que complementam esses sabores. Também, pudera, com a qualidade dessa água, as cervejas produzidas na cidade são mais que especiais.  Na cervejaria Badênia, além de encontrar as cervejas elaboradas pela lei de pureza alemã, o cardápio é formado por comida típica alemã.

Buscando fortalecer ainda mais a gastronomia local e atrair visitantes da região, o Festival Santo Sabor, que acontece anualmente em agosto, promove e divulga os bares e restaurantes da cidade, com pratos preparados especialmente para a ocasião.

Esta diversidade gastronômica somado ao charme e a natureza abundante, são um prato cheio para pessoas que desejam sair da rotina e se alimentar com muita qualidade.